1

Elogios e feedbacks

Posted by Flor de Lotus on 06:03

Estava mexendo em um caderno antigo para organizar meus papéis quando me deparei com duas frases que chamaram minha atenção. Elas foram ditas em um curso de coaching que fiz um tempo atrás:

"Feedback não é conta corrente”.
“Elogio não é anestésico”.

Fiquei pensando sobre isso. Embora muito se fale sobre feedback e se estimule os elogios, ao invés de somente puxões de orelha (para ser delicada), ainda tem muita gente que não sabe como usar essas ferramentas de trabalho.

Tem muita gente que faz um elogio pra amenizar uma situação, apenas pra ficar tudo bem quando parece que vai tudo pro buraco. Se o outro estiver fragilizado, pode ser que o anestésico funcione. Se já for cascudo, vai fazer doer ainda mais...

Sobre o feedback então, nem se fala... Em muitas empresas ele ocorre somente nos períodos formais de avaliação de desempenho, quando já não dá mais tempo do funcionário tentar aplicar os conselhos em sua vida e melhorar seu rendimento. Ou então vem em forma destrutiva (e não construtiva), e só faz piorar as coisas. Feedbacks devem ser dados quando as situações ocorrem e de forma justa, sem se preocupar em contabilizar erros e acertos. Não é conta corrente, é aprendizado e desenvolvimento em um ambiente que deve ser honesto.

Fecho o texto com algumas dicas que foram dadas nesse curso sobre o papel do coach, mas que servem para quem quer que precise dar um feedback:

- Espelhar para a outra pessoa o que ela está fazendo e mostrar as conseqüências
- Frente a um dilema, refletir: em que papel estou?
- Uma das grandes habilidades para lidar com gente é bom senso
- Saber quando pedir ajuda é fundamental.

1 Comments


Tenho vivido uma época de feedbacks e fodebacks. Hoje eu pedi para tirar a quarta-feira a tarde, eu que tenho ficado sempre até pelo menos sete horas, e o chefe disse: 'na na ni na não!' De nada adiantam os elogios, se quando você precisa, acaba tendo que dar o sangue. Bjs

Copyright © 2009 Esquizofrenia Corporativa All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.