0

Out of topic: Justiça

Posted by Flor de Lotus on 02:23
Hoje saio um pouco do tema corporativo para falar de um assunto que está em todos os jornais e na boca de todos os que ainda conseguem comentar o assunto. Perdoem, mas preciso comentar.

Acredito que a comoção pública é algo necessário e importante. Ela grita algo que é o desejo da população e faz a voz por justiça que fica na garganta calada de muitos. Por vezes é ela que impulsiona a decisão desejada pelas pessoas ditas comuns, mas que normalmente as incomuns demorariam a tomar.

Ocorre, porém, que a excessiva comoção em torno do caso Isabella Nardoni me assusta. Várias pessoas fazendo plantão na porta da delegacia no dia do depoimento dos envolvidos com seus gritos de guerra, acompanhando tudo como se sua própria vida dependesse daquilo. Ou na porta do prédio onde os acusados estavam aguardando sua prisão preventiva como quem assiste a final de um jogo de futebol. Julgando e condenado antes mesmo que a polícia conseguisse concluir o inquérito. Cuspindo agressividades como que grita gol.

Claro que também tenho minha opinião sobre o caso. Claro que também quero justiça. E como grande fã de CSI, fiquei orgulhosa de a polícia usar provas técnicas para indiciar o pai e a madrasta da menina. Como se diz no seriado mencionado, as provas não mentem. Mas daí a ficar em praça pública torcendo e vibrando com as cabeças sendo cortadas pela guilhotina, aí é demais pra mim. Sinto uma coisa bárbara, primitiva, nessas reações populares exacerbadas. E me preocupa porque me pergunto – tal qual os investigadores do crime – o que motiva essa revolta ancestral.

A resposta para mim parece simples e óbvia. E até um pouco reconfortante. Foi um crime bárbaro envolvendo uma criança. E crianças não devem passar por isso. Elas devem crescer, se desenvolver e ter chances de ser felizes. Mas apesar disso, várias crianças morreram de dengue e ninguém se revoltou assim, salvo os parentes dos mortos. O que revolta nesse caso é o fato de o pai ser acusado de matar a própria filha. A sociedade não consegue aceitar isso. E o que me conforta é que se não somos capazes de aceitar isso e porque ainda temos salvação nesse nosso louco mundo.

Copyright © 2009 Esquizofrenia Corporativa All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.