2

Dr. Laing

Posted by Flor de Lotus on 11:01

Recentemente, procurando uma referência no google, deparei-me com frases curiosas de um senhor. Fui procurar mais frases e ler sobre a vida dele e descobri que o senhor em questão – R. D. Laing – era um psiquiatra que estudava a esquizofrenia e propunha métodos diferenciados de tratamento. Tudo a ver com o blog, né? Cito algumas de suas frases e poemas para seu deleite.

1:“A vida é uma doença sexualmente transmissível, que tem cem por cento de taxa de mortalidade.”


2:“Eu não me respeito
Eu não posso respeitar a ninguém que me respeite
Eu só posso respeitar alguém que não me respeite
Respeito Lucio
porque ele não me respeita
Desprezo Luís
porque ele não me despreza
Somente uma pessoa desprezível
pode respeitar alguém tão desprezível quanto eu
Não posso amar alguém a quem desprezo
Logo, como amo Lucio
Não posso acreditar que ele me ama”

3:
"Eles estão jogando o jogo deles.
Eles estão jogando de não jogar um jogo.
Se eu lhes mostrar que os vejo tal qual eles estão,
quebrarei as regras do jogo
e receberei sua punição.
O que devo, pois, é jogar o jogo deles,
o jogo de não ver o jogo que eles jogam."

4:
“A sociedade valoriza os homens normais. Educa as crianças para se perderem e se tornarem absurdas e, assim, normais. Os homens normais mataram talvez cem milhões de outros homens normais nos últimos cinqüenta anos. (...)A identidade da pessoa não pode ser completamente abstraída de sua identidade-para-os-outros; de sua identidade-para-si-mesma; da identidade que os outros lhe atribuem; da identidade que ela atribui aos outros; da identidade ou identidades que julga que lhe atribuem, ou que pensa que eles pensam que ela pensa que eles pensam...”

5:“Identidade” é aquilo pelo qual a pessoa se sente a mesma, neste lugar, neste momento, como naquele momento e naquele lugar, no passado ou no futuro; é aquilo pelo qual se identifica.
Tenho a impressão de que a maioria das pessoas tende a achar que são os mesmos seres contínuos, desde o nascimento até a morte.
E esta “identidade”, quanto mais fantasiosa, tanto mais defendida será.

A “identidade” torna-se às vezes um “objeto” que alguém possui ou julga que perdeu e se põe a procurar.
Inúmeras fantasias primitivas estão ligadas à identidade e sua objetificação.
A busca de “identidade” tão freqüentemente hoje invocada não passa às vezes de um cenário de fantasia.

Intensa frustração resulta do fracasso na busca daquele “outro” exigido para o estabelecimento de uma “identidade” satisfatória”*.

*LAING, Ronald David. O Eu e os Outros. O Relacionamento Interpessoal. Tradução de Áurea Brito Weissenberg. Petrópolis, Vozes, Lisboa, Centro dói Livro Brasileiro, 1972.

2 Comments


Oi! Legal o blog! Só a título de informação, Laing era psiquiatra. Grande abraço.


Obrigada, Andréa! Corrigi o post!
Abraços!

Copyright © 2009 Esquizofrenia Corporativa All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.