0

Aposentadoria

Posted by Flor de Lotus on 14:50

Assisti hoje uma palestra da jornalista Mara Luquet sobre aposentadoria. O título da palestra, muito sugestivo, era: a revolução da longevidade. A apresentação começava com uma foto publicada no New York Times (não localizei a foto) que apresentava uma família muito interessante. A matriarca com 118 anos, sua filha com 95, seu neto com 79, sua bisneta com 49, sua tataraneta com 27 e seu tatara-tatarneto (nem sei como dizer isso) com 3 anos. O retrato espelha uma sociedade que vive mais e melhor. Traz reflexões também. O que é meia idade hoje? 30, 40, 50 anos? A previdência estará preparada para suportar essas pessoas aposentadas até seus 100 anos de idade? E o que fazer com tanto tempo livre? É possível viver apenas da aposentadoria, ou teremos que buscar uma segunda carreira para complementar a renda?

A apresentadora questionou o termo aposentadoria (retirement em inglês), e trouxe o freetirement como um substituto. Freetirement seria um novo nome para o tempo após a aposentadoria onde se começaria de novo com certa independência financeira, na linha de construir uma segunda carreira.

Outro ponto interessante – para mim em particular – foi sobre o gap de mercado de trabalho. Em algum momento as pessoas que estão hoje no mercado de trabalho vão se aposentar e deixarão um grande vácuo de conhecimento. Os mais novos não estariam ainda preparados para assumir suas tarefas. Como então retê-los? Contratando-os como consultores? E o que seria atrativo para essas pessoas? Horário flexível? Salário alto? Plano de saúde?

Por fim ela mencionou algumas regras para que nos preparemos para o período de freetirement:

1 – Pague a você primeiro (no sentido de poupar grana para esse período, mesmo que ache que há contas mais urgentes a pagar)
2- Faça isso automaticamente (sem desculpas)
3 – Separe 10% do seu salário
4 – Lembre-se da força dos juros compostos

Boa reflexão!

Copyright © 2009 Esquizofrenia Corporativa All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.