0

Sobre os desvios de Rebecca

Posted by Flor de Lotus on 07:54

Minha amiga Rebecca

Li seu post sobre Desvios e decidi comentar.
Você fala dos pequenos desvios que as pessoas cometem no dia a dia achando que não fizeram nada de errado. Você citou as pessoas que falsificam a carteira de estudante para pagar meia entrada. A lógica por trás desse comportamento é a seguinte: com a obrigatoriedade do desconto, os estabelecimentos aumentaram seus preços para não saírem perdendo; com isso, os ingressos ficaram caros e proibitivos para quem não tem direito ao desconto; como não é justo não poder se divertir porque o preço aumentou por causa dos estudantes, então nada mais justo que também ter direito ao desconto, ainda que de um jeito torto.

O mesmo serve para quem compra dvd pirata. Entrada de cinema está muito cara, então fortalece-se o comércio paralelo e criminoso, o que encarece ainda mais as entradas, no conhecido efeito Tostines.
Se fosse só isso, tudo bem. Ma hoje, por exemplo, li a seguinte notícia n´O Globo:

Menor é morto dentro de ônibus em Nova Iguaçu
RIO - Um rapaz de 16 anos foi morto, na noite de sábado, dentro de um ônibus, quando o coletivo passava pelo bairro Jardim Paraíso, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo o G1, testemunhas contaram à polícia que o jovem tinha esbarrado numa mulher com um bebê dentro do ônibus. Um homem que a acompanhava fez uma ligação pelo celular e dois pontos de ônibus depois, um homem entrou e atirou quatro vezes contra o rapaz, identificado como Michael Jackson Ribeiro Martinez.


Ainda hoje ouvi uma história de uma festa em casa de amigos, onde uma convidada esqueceu uma aliança no banheiro e, quando se deu conta, ela não estava mais lá. Festa interrompida, o dono da casa disse que enquanto a aliança não aparecesse, ninguém saia. Apareceu, com o discurso disparatado de que achado não era roubado. Mas isso também vale para um ambiente privado, tipo casa de amigos?

Acho que os dois exemplos (além da carteira de estudante) mostram que o que nossa sociedade está perdendo não é só a consciência não. É a moral, a ética. É muito parecido com o comportamento do psicopata, que pratica atrocidades sem culpa. Numa sociedade tradicionalmente católica, onde a culpa é atávica, causa espanto esse comportamento.

Talvez seja a “evolução” ou libertação da culpa por parte de uma sociedade que acredita poder dar um jeitinho em tudo, se dar bem. Cabe a nós tentar mostrar aos nossos filhos, amigos, parentes, que é possível viver bem respeitando os outros e tendo um comportamento ético sempre. Não é uma tarefa fácil, mas eu me recuso a desistir...

Só para concluir, a definição de ética para termos em mente...

Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.Fonte: wikipedia

Copyright © 2009 Esquizofrenia Corporativa All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.