0

Choque de Gerações

Posted by Flor de Lotus on 05:55

Estava lendo um texto sobre gestão de pessoas quando me deparei com uma revelação estarrecedora (para mim). É comum se comentar sobre a entrada no mercado de trabalho dos baby boomers, geração X e geração Y. Os baby boomers, nascidos no pós guerra, entre 1945 e 1961, hoje estão se aposentando. A geração Y é a mais nova, e sempre achei que pertencia a ela. Daí o meu choque. Descobri que a geração Y é formada por pessoas nascidas a partir de 1978, enquanto a X é formada por nascidos entre 1962 e 1977. Meninos, estou velha! Mas isso explica muita coisa. Li uma frase uma vez (não me lembro de quem) que dizia que a gente percebia que estava ficando velho quando parava de falar mal dos mais velhos e começava a falar mal dos mais novos. É isso que está acontecendo comigo… Muitos representantes da geração Y me incomodam, pois trazem com eles um imediatismo, arrogância e auto confiança. Em geral são aqueles cujos pais cobriram de mimos, cuidados e proteção e têm a velocidade da tecnologia em suas veias. Muitos dos seus representantes não aceitam realizar tarefas que consideram menores (falta humildade) e querem ascensão rápida. Como representante – ainda que tardia – da geração X, acho um absurdo alguém chegar e já querer sentar na janela. Recordo sempre da frase de um gerente que tive, da geração dos boomers, que dizia: pato novo não mergulha fundo. Acredito que temos que começar de baixo para poder compreender melhor o topo quando lá chegarmos. Porém, não precisamos ser patos novos por 5 anos… A questão é como estipular o que é preciso para que cada um se desenvolva e possa, enfim, mergulhar fundo? Até porque, maturidade vem com tempo e experiência, não com estudos em faculdades badaladas e não se tem como determinar o tempo de desenvolvimento de cada um. A verdade é que às vezes me sinto como uma vovó olhando os netinhos entrarem no mercado de trabalho…

Copyright © 2009 Esquizofrenia Corporativa All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.