0

Espelho anti depressão

Posted by Flor de Lotus on 12:12

Li algum tempo atrás que em Cingapura, os operadores de call-center da Crimson Logic (cujos produtos são soluções tecnológicas para governo) têm um jeito curioso de recuperar a auto-estima. O pessoal do RH percebeu que eles estavam muito estressados, pois a maior parte das ligações que atendiam era de reclamações e de clientes agressivos. A solução encontrada pelo RH para melhorar a auto-estima e o humor dos atendentes foi acrescentar um item à estação de trabalho: um espelhinho na frente de cada atendente. Assim eles podem parar por alguns segundos, entre um atendimento e outro, e se olhar um pouquinho. Segundo o supervisor deles, isso é suficiente para que eles recuperem a auto-estima.

Eu fiquei me perguntando se isso é coisa de cultura ou se serve para todo mundo. Imagino que se o atendente for alguém com tendências depressivas, ao se olhar ele pode ainda piorar. Ou se a auto-estima estiver tão ausente que o fato de se encarar funcione como uma justificativa para o mau humor do cliente. Algo como a constatação de “eu sou um merda mesmo”. Sei lá… Talvez eu esteja sendo pessimista ou simplesmente questionando uma ideia apenas por ela ser tão simples. Por sinal, acabo de lembrar de uma aula de uma amiga sobre inovação, onde ela sempre dizia que as melhores ideias são as mais simples, e citava o clips como exemplo… Minha descrença deve ser parte da esquizofrenia do mundo moderno, que tende a fazer crermos que nada que não seja tecnológico não seja considerado como ferramenta. Por via das dúvidas, vou deixar um espelhinho na minha bolsa e, toda vez que tentarem me derrubar, vou mirar nele pra ver se melhoro! Que nem aquele ppt que todo mundo já recebeu com uma foto de um gato se olhando no espelho e vendo um leão…

Copyright © 2009 Esquizofrenia Corporativa All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.